Kairós Desenvolvimento Social - todos os direitos reservados



Na cidade de São Paulo, entre as pessoas com renda per capita familiar até um salário mínimo, cerca de 38% gastam mais de duas horas diárias entre a residência e o trabalho, sendo que 8,79% gastam mais de quatro horas. Já entre as pessoas com renda per capita familiar superior a 10 salários mínimos, apenas 15% gastam mais de duas horas e somente 1,7%, mais de quatro horas.
Esse é o resultado do estudo realizado pela Kairós Desenvolvimento Social a partir dos dados da Amostra do Censo 2010. O estudo mostra ainda que os distritos de Grajaú, Capão Redondo, Sapopemba e Jardim Ângela são os principais polos de onde saem pessoas que se deslocam diariamente para trabalhar.
Grajaú é também o distrito em que mais moradores (em números absolutos, de 67,4 mil pessoas) perdem mais tempo no trajeto entre residência e trabalho: 57% gastam mais de duas horas por dia, sendo que 22% gastam mais de quatro horas (fica em quarto lugar em termos percentuais). No distrito de Alto de Pinheiros, em comparação, apenas 7,6% das pessoas gastam mais de duas horas.
Esses dados mostram que a questão da mobilidade urbana está ligada diretamente à situação socioeconômica e à territorialização da pobreza, provocando milhares de viagens diárias entre as periferias e as regiões centrais da cidade.
Na comparação entre os distritos, a diferença de tempo gasto no deslocamento entre a residência e o trabalho atinge cinco vezes. Quem mora na parte mais ao sul do Distrito do Grajaú gasta, em média, 4 horas e 8 minutos nesses deslocamentos, cinco vezes mais do que os residentes na região central e Jardim Paulista (entre 49 e 51 minutos na média).
Veja abaixo quadro e mapas com os principais resultados.

Mobilidade e renda

Veja o percentual de pessoas nas faixas de renda per capita mais alta e mais baixa que se encaixa em nas categorias extremas de tempo gasto no deslocamento da residência ao trabalho.

Faixa de renda familiar per capita mensalMenos de 1 horaMais de 2 horasMais de 4 horas
Até um salário mínimo28,61%38,03%8,79%
Mais de dez salários mínimos47,40%14,58%1,64%


Mapas dos Distritos