A empresa


A Kairós foi criada em 1999, com foco inicial em ações na área de políticas para crianças e adolescentes. A necessidade de planejar com base em dados confiáveis e medir resultados das políticas públicas e projetos levou a empresa a criar, em 2000, sua primeira metodologia de diagnóstico, com uso de indicadores. Seus pressupostos foram avaliar a situação territorialmente (por área ou bairro do município), apurar as condições de vida e garantia de direitos (com base na Doutrina de Proteção Integral do ECA) e facilitar a compreensão dos dados para uso em planejamento participativo.

Progressivamente a metodologia de diagnóstico foi aprimorada, atingindo um grande nível conceitual e técnico a partir da elaboração do SIM Direitos Humanos (Sistema Intraurbano de Monitoramento dos Direitos Humanos), na cidade de São Paulo e suas posteriores aplicações para a estruturação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) em municípios e para os observatórios da Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis.

O SUAS, implantado em 2005, adotou os princípios da territorialização e da garantia de direitos. A metodologia da Kairós, construída sobre os mesmos princípios, teve aplicação imediata, com ajustes no conjunto dos indicadores utilizados e adoção de análise da rede socioasistencial como elemento de diagnóstico. Incorporou-se, ainda, a participação de técnicos, gestores e população na discussão, análise e planejamento.

Os processos de planejamento participativo resultam em Planos Municipais de Assistência Social, Plano Municipais de Atendimento Socioeducativo, Plano de Convivência Familiar e Comunitária, Planos Decenais de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, entre outras necessidades municipais. Na área privada, diagnóstico e planejamento levam a planos de ação, planos de responsabilidade social e de investimentos social privado, além da estuturação de sistemas de monitoramento e avaliação de projetos.

Na atuação junto ao SUAS nos municípios, a empresa passou a oferecer capacitações técnicas e metodológicas, para a organização e o atendimento socioassistencial. Ao mesmo tempo, expandiu as capacitações para conselhos de direitos, conselhos de assistência social e conselhos tutelares.

O conhecimento técnico e a experiência acumulada fazem da Kairós referência nacional em metodologias de diagnóstico social e planejamento. A empresa oferece soluções específicas e adequadas para os diferentes objetivos (públicos ou privados), de acordo com as características e porte populacional dos municípios ou conjunto de municípios abrangidos.

Kairós na mitologia

Kairós é uma figura da mitologia grega que representa o momento oportuno, a ocasião adequada para agir. É um ser com asas nas costas e nos pés. Possui somente um tufo de cabelos, na testa. Segundo a mitologia, a única maneira de detê-lo, em seu curso veloz, é estender a mão e agarrá-lo pelos cabelos, antes que ele dê as costas. Daí vem o ditado em português: agarre a oportunidade pelos cabelos quando ela passar por você.

Kairós é também o nome do espaço triangular que se abre entre os fios, no movimento do tear manual, e por onde deve ser lançado o fio da urdidura. O tecelão deve fazer isso no lugar certo, na hora certa. Esse ato material e concreto pode ser a origem do mito.


Kairós se tornou um conceito político, de ação transformadora. Também foi adotado, em outra linha, por denominações religiosas, com sentido espiritual.